CONTEXTUALIZANDO
A PROPOSTA DE ATIVIDADE
Refletindo acerca do contexto escolar, de suas práticas de letramento e das exigências em situações fora do contexto escolar, entendemos que é valioso considerar o sujeito-aluno em sua relação sócio-histórica e o todo que emana disso, isto é, os objetos das práticas letradas carecem de expansão e não se resumir ao desenvolvimento de habilidades que presumem um sujeito alheio e independente do tempo e do espaço, sem levar em conta a produção e circulação de textos (escritos e visuais) que atravessam os sujeitos, e circulam em diversas esferas sociais.
Levando em consideração a comunicação multimodal, as imagens também materializam significados, logo, são textos. À vista disso, é significativo que, no processo de formação do aluno, ele possa ser instigado a ler, interpretar, e reconhecer os elementos que integram o texto multimodal (escrito ou visual), para analisar a imagem não enquanto produto alheio ao contexto social e das relações, mas, com uma sintaxe e estruturação própria, visualizando um produto carregado de significados organizados e representados em níveis de análise, logo, em níveis de complexidade, isto é, com seus componentes e estratégias que levam à interpretação. Por conseguinte, para desenvolver uma leitura crítica e fomentada pelo letramento visual, é preciso partir da concepção de que a sociedade é uma produtora de imagens, e que, é a partir da visualização e das observações que fazemos delas que as representações nos trazem ideias e mensagens, ou seja, é nos questionamentos acerca “do que” é representado, “como” é representado, e em que contexto de produção e de circulação, que é possível acessar o “para quê” a produção é representada, veiculada. Mas, à princípio, é premente identificar as marcas e pistas que constroem os significados, para poder alcançá-los.
Diante disso, é significativo pontuar que, as significações se constroem em um contexto que envolve relações sociais, de poder e históricas, e para ler criticamente, produzir e agir socialmente por meio da linguagem, de antemão, se faz necessário compreender como os recursos multimodais se integram, na relação entre verbal, visual, frases, formato das letras, imagens gráficas, características físicas e espaciais, cores etc. compondo um produto carregado de significados. São perspectivas que podem se traduzir em abordagens que considerem os constituintes semióticos compondo o processo de construção de significado. A proposta que será apresentada seria um modo de trabalhar tais recursos, numa visão voltada para fomentar o letramento visual.
Na visão de Ferraz (2014), o letramento visual seria uma subcampo dos multiletramentos, que se configura como significativo, quando se propõe a abordar a presença das imagens na sociedade e problematizar o estudo do texto visual e das imagens (estáticas, em movimento, mistos). O autor argumenta que o letramento visual representa uma quebra da noção convencional de que as imagens são meras e apenas representações da realidade empírica, de uma verdade. Na perspectiva do autor, as imagens, para além disso, “constroem realidades” (FERRAZ, 2014, p.26), e as interpretações que são feitas delas revelam e determinam o próprio modo como vemos a realidade que nos cerceia, o entorno.
Diante disso, o objetivo do trabalho é propor um design/projeto de atividade para incitar a leitura crítica fomentada pelo letramento visual, tendo em vista, uma produção (um videoclipe), e da possibilidade de seu uso pedagógico, consequentemente, propor o desafio aos alunos, de identificarem e compreenderem as multissemioses, isto é, as linguagens que integram o gênero videoclipe, isso em função de que é crucial que se trabalhe a visão de que as imagens possuem um modo de representar literal, denotativo; e um modo que é inferencial, simbólico, logo, é no interior desses níveis de representação que desencadeia o processo de interpretação, e que induz aos significados que vão sendo construídos.
O videoclipe, intitulado “Cherry Wine”, em tradução " Vinho de Cereja", é uma produção do músico e cantor irlandês Hozier. O videoclipe trata de uma problemática que está enraizada no mundo, a violência doméstica contra a mulher. As raízes do problema se encontram na sociedade, com sua cultura marcadamente patriarcal, (apesar dos direitos das mulheres terem sido reconhecidos mediante intensas lutas no Brasil, assim como em outros países), a violência contra a mulher é um problema arraigado, e que é mostrado no videoclipe, não por cenas explícitas de violência, o problema é representado devido as marcas que as imagens apresentam e se constroem. As cenas apresentam o relacionamento entre duas pessoas, uma delas é interpretado por Moe Dunford e em paralelo à atriz Saoirse. Logo no início do videoclipe, pela interpretação da atriz Saoirse olhando sozinha para espelho e tentando esconder um roxo no olho com maquiagem, pode-se inferir que o aparente amor e afeto com o namorado evidencia caso explícito de violência doméstica contra a mulher.
Vídeo
ATIVIDADE:
1- O
que você pode inferir a partir das duas imagens abaixo? Quem está em foco?
2- O
que a linguagem corporal das pessoas revela nesta imagem?
3- O
que você vê nesta imagem?
4- Qual é a diferença/contraste entre esta imagem e a imagem da questão 2?
5- Descreva
o que está acontecendo nesta imagem. O que está em foco?
6-O
que é mostrado nesta imagem?
7-O
que a linguagem corporal/ fisionomia da mulher em foco expressa?
8- O que você pode inferir a partir desta imagem?
9- Observe o contraste entre as duas imagens abaixo. Como esse elemento
influencia na interpretação do vídeo?
10- O
que esta imagem transmite a você?
11-A imagem abaixo, que encerra o videoclipe, integra uma campanha: “Enfrente
a violência doméstica” (#FaceUpToDomesticViolence). Qual a relação entre as
imagens e a mensagem final?
O objetivo da atividade é que o aluno
perceba como a significação emerge a partir do que é representado e do como é
representado, isto é, o modo como o videoclipe é construído e a combinação
entre imagens justapostas, a sequenciação, influenciam na forma como o sentido
se constrói, porque no videoclipe em questão, o contraste entre cenas revelam
que a violência doméstica é explícita apesar do aparente amor e afeto, logo, pode-se
inferir que há um retrato de violência doméstica contra a mulher (física,
psicológica e moral).
Referências
FERRAZ,
D. M. VISUAL LITERACY: the interpretation of images in English classes -
Revista Eventos Pedagógicos v.5, n.1 (10. ed.), número especial, p. 16 - 28,
jan./maio, 2014.
HOZIER.
Cherry
Wine. Youtube, 13 de Fevereiro de 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SdSCCwtNEjA&ab_channel=HozierVEVO>.
Acesso em: 14 de jun. 2023.
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