
A presente análise se fundamenta na perspectiva dos estudos de Lim-Fei e
Tan (2017) acerca das estratégias de composição dos textos multimodais na
construção de significados, especificamente para a análise das estratégias em
uma publicidade. Os autores apontam que há, em textos multimodais, formas de se
estabelecer interação com os visualizadores de textos multimodais, isto é, há
escolhas semióticas feitas para atraí-los, envolvê-los, a fim de atingir
determinados propósitos. No campo das escolhas dos recursos que funcionarão
como estratégias multimodais, os autores apontam os aspectos constitutivos do envolvimento,
da mensagem e da forma.
A configuração do envolvimento, abrange partes
como o destaque visual que é dado em aspectos como a proeminência, no que se
refere ao tamanho, nitidez, o que é representado em primeiro plano, a cor e o
contraste. Além disso, estratégias como a direção do olhar (direto, indireto,
sem olhar), o ângulo, que representa as relações de poder e a proximidade
estabelecida entre participantes e visualizadores. O envolvimento diz respeito
a essas estratégias para tornar o texto multimodal atrativo, logo para
desempenhar funções específicas.
O componente forma
de um texto multimodal é constituído por recursos típicos que exercem funções a
partir da composição e integração de elementos visuais e verbais.
No que concerne à mensagem
ou ao processo que envolve a representação de ideias, o sistema envolve recursos
de representação inferencial ou literal, contexto de produção e de circulação,
recursos apelativos, e os propósitos. Todos esses elementos estão inter-relacionados para atuar na representação da mensagem como formas de
sustentação da interpretação e da argumentação do texto multimodal. A
construção da mensagem envolve os processos de produção e circulação (qual a
origem do vídeo, e a circulação da publicidade na rede social “Twitter”), sua
recepção, isto é, as respostas que os outros espectadores podem ter em relação
ao vídeo. Se há uma relação de concordância, ou contradizem com a opinião dos
outros sobre a publicidade.
Diante disso, a proposta é abarcar um objeto de análise, uma publicidade,
promovida por Stella Artois marcada pela participação das convidas atrizes
Adriana Esteves e Débora Falabella para protagonizar campanha que celebra os
encontros. O vídeo foi disponibilizado no canal do youtube da marca de cerveja “Stella
Artois”, em 14 de junho de 2023, chegando até o momento, a 4.498.592
visualizações, 420 curtidas, a publicidade repercutiu também em outras
plataformas de circulação.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=oi79JQkp5HE
Inicio pontuando que, o componente “forma”, em
um texto multimodal, diz respeito à disposição de recursos visuais, como os de
exibição principal, foco de atenção, ícone, logo etc. Bem como a presença de
recursos verbais, como texto principal, marca, chamada para ação etc.Na publicidade em
questão, é possível perceber que o foco de atenção, ao que está sendo
representado, recai sobre a apresentação de um encontro entre as atrizes
Adriana Esteves e Débora Falabella endossando uma campanha publicitária. Observemos as imagens 1 e 2 nos recortes.
(Imagem 1-Recorte 1)
(Imagem 2-Recorte 2)
Alguns recursos visuais e verbais estão presentes para manter o foco de
atenção do espectador no que é importante. A exibição principal dá ênfase maior
na interação e conversa entre as atrizes, mostrando um brinde e uma conversa amigável
entre elas, em que para atrair a atenção do público, o foco nas participantes é
mantido e rapidamente processado, isto é, a ambientação se trata da
representação de um encontro que remete a um jantar/comemoração informal (a
comida e a bebida e a informalidade), além disso, logo de início é possível
identificar que se trata de um anúncio publicitário, tendo em vista a logomarca
em destaque, bem como os enunciados iniciais de abertura da publicidade; a
chamada para a ação no título da publicidade “Vamos marcar.”. Tais recursos contribuem para o processamento da ideia de que se trata de um
anúncio publicitário. Com relação as estratégias
de envolvimento, isto é, para tornar o anúncio atrativo, em primeiro plano, inicialmente,
o enquadramento se encontra em plano médio. Observemos os recortes a seguir nas imagens 3 e 4.
(Imagem 3-Recorte 3)
(Imagem 4-Recorte 4)

O enquadramento em plano
médio é atrativo para o público, tendo em vista que as atrizes expressam
surpresa diante da situação que são postas, é como se fosse um convite para o
espectador se aproximar e se envolver em conexão com o que é mostrado.
No decorrer do vídeo, é possível
perceber que o plano, o dimensionamento da imagem , de aberto/médio, passa a ser
próximo/fechado, ou seja, o visualizador da publicidade é atraído para o mais
perto possível diante da conversa que ocorre entre as atrizes, busca-se estabelecer
uma relação de simpatia, de apego, estima, carinho com as atrizes, além disso,
nessa justaposição da imagem, o espectador tem a possibilidade de se concentrar
nas expressões dos participantes, em suas emoções. Observemos abaixo as imagens 5 e 6.
(Imagem 5-Recorte 5) -plano aberto/médio
(Imagem 6-Recorte 6) -plano próximo/fechado
Com relação ao ângulo, que pode marcar as relações de poder, percebe-se
na imagem 6 que esta se encontra em ângulo na horizontal, na altura do visualizador,
logo, transmite a ideia de que se busca estabelecer proximidade, intimidade com
ele. Nessa posição de ângulo, o
espectador tem a possibilidade de se concentrar, conforme dito, nas expressões dos
participantes, nas emoções.
A direção do olhar se perdura entre as participantes
da interação. Contudo, ocorre variações
no decorrer da publicidade, para olhar indireto (imagem 7) e olhar direto (imagem 8 e 9). Cabe enfatizar que o olhar direto para o público, mais firmemente, é
direcionado mais para o término da publicidade, quando as atrizes realizam a promoção
da campanha da cerveja Stella Artois, a do “vamos marcar”, em que a propaganda
da marca é de dividir a conta do restaurante pra que o jantar não fique apenas no
“vamos marcar?”.
(Imagem 7-Recorte 7) - olhar indireto
(Imagem 8-Recorte 8) - olhar direto
(Imagem 9 -Recorte 9) - olhar direto
As estratégias no que diz respeito ao envolvimento são construídas para atrair,
manter e estabelecer relações de proximidade entre participantes e visualizadores.
Além disso, é por meio dessas estratégias que os participantes representados
agenciam os visualizadores para responder a uma chamada para a ação. Ainda, a atmosfera é construída por meio de cores contrastantes, e um fundo bem
iluminado e vibrante, que contribui para reforçar o clima alegre, contagiante e
ao mesmo tempo singelo, autêntico. Tais efeitos contribuem para a atmosfera que
se constrói.
Com relação à mensagem, a análise será para perceber como ocorre
a representação de ideias, isto é, há significados literais expressos? É
possível identificar o figurado, o simbólico? Há a presença de alguma
estratégia retórica de apelo? Qual seria o propósito da publicidade?.
Diante de tais questionamentos, é possível
inferir que há a representação de uma ambientação que denota um espaço de interação,
que se dá mediante o comercial promovido pela marca em questão. A presença do
produto sobre a mesa (imagem 7 e 8) enuncia que
se trata de um anúncio publicitário, mas a promoção da cerveja ocorre
indiretamente, tendo em vista, que a interação, a conversa flui independentemente
do que se promove. Ressalto que a promoção do produto ocorre diretamente e indiretamente. Observemos os recortes abaixo do vídeo.

Na sequência exposta acima através dos recortes, Adriana Esteves fala se direcionando diretamente para Débora
Falabella, contudo, a fala de Adriana indiretamente poderia está se referindo à natureza da cerveja, com propriedade. Isso pode ser reforçado, quando
logo na sequência, Adriana Esteve se volta para a taça de cerveja, indagando alguém
se ela pode beber. Logo, pode-se inferir que se busca endossar a visibilidade
do produto, atrair o público gerando empatia, fazendo com que o público perceba
e veja confiabilidade através da pessoa para assim ter uma atitude, a de marcar
um encontro com uma pessoa especial e
instigado pelo que oportuniza a marca, o produto. Um apelo persuasivo é feito
por meio da presença das atrizes, suscitando a ideia de confiabilidade que elas
representam. Esse recurso é para alcançar o público e atraí-lo para um propósito
comercial , o de vender um produto, na publicidade em questão, uma cerveja da marca Stella Artois.
Desse forma, busca-se
vender uma atitude, isto é, que o ponto de vista acerca do “vamos marcar” seja
mudado, e que a atitude seja a de perceber que é importante manter as relações,
e nesses encontros informais adquirir o produto, pois é oportuno, essencial e imprescindível. Ainda com relação à mensagem,
no que diz respeito à circulação e recepção da publicidade na rede social
(Twitter), a visão acerca da publicidade foi muito aclamada, era um momento
esperado pelo público que se envolveu com a novela Avenida Brasil. São recepções
afetuosas, de nostalgia, tendo em vista que era o encontro mais esperado do ano,
segundo a postagem de Adriana Esteves em suas redes sociais.
Referências
Lim-Fei,
V. & Tan, K.Y.S. (2017, in press). Multimodal Translational Research:
Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in
multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York:
Bloomsbury.
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