A RETÓRICA DE ARISTÓTELES- AS 5 FORMAS DE COMUNICAÇÃO

    As cinco formas de persuasão funcionam não somente para estabelecer comunicação, bem como para influenciar ou persuadir, no processo de interação. Na Grécia antiga, as formas correspondiam a aspectos integradores das situações que envolviam atividades retóricas. Uma situação retórica, para Aristóteles, era explicada pela construção do logos, ethos, páthos, kairós e Telos. Pensando acerca do contexto atual de interação, que ocorre nas atividades sociais, e que revela como os modos de significação têm se expandido em sua composição, é importante pontuar que, atribuir significados ao que é consumido nas interações é crucial, haja vista que envolve visualizar o modo como as estratégias retóricas atendem a determinados propósitos que envolve atrair um público, e para alcançar determinadas finalidades, muitas vezes de natureza persuasiva.

    Comumente, os discursos da mídia, comercial, de vendas ou político, utilizam-se de uma composição na qual são integrados elementos, as formas de comunicação, que foram instituídas em Aristóteles, que são: logos, ethos, páthos, kairós e Telos. Com relação ao logos, trata-se de uma estratégia que envolve o esforço, por parte daquele que enuncia, em apresentar, ou mostrar argumentos que estejam fundamentados na razão, na lógica. O funcionamento de tal forma de comunicação revela que o que valida um argumento que é construído por um falante não é uma opinião, recorre-se a fatos, dados, embasamento lógico para compor a construção de uma produção. Vejamos a seguir o funcionamento da técnica de persuasão que envolve o logos. Constata-se que há uma fundamentação na lógica de se propor o uso do produto. 

https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fm.facebook.com%2FSociedadeBrasileiradeDermatologia%2Fphotos%2Fa.203891913013136%2F4064664696935819%2F&psig=AOvVaw3sS3TOP0h7zvRKW-VB8Irb&ust=1686978418411000&source=images&cd=vfe&ved=0CBEQjRxqGAoTCKCjwr2Cx_8CFQAAAAAdAAAAABClAQ

Exemplo de logos na campanha: recorre-se a algo que valida o uso do produto, tendo em vista um fato.

    Já no Ethos, um orador ou escritor busca estabelecer sua credibilidade, isto é, através desta técnica persuasiva, intenta-se atrair o ouvinte/leitor por meio da introdução de figuras que representam autoridade, podendo ser uma marca, uma figura pública; algo ou alguém que expresse a imagem de poder, e de confiança, como  um modo de, por exemplo em uma propaganda, endossar o produto aprovando-o frente ao público, inclui um apelo à credibilidade de profissionais que têm conhecimento do assunto e que são selecionados para respaldar a aclamação ao produto. Observemos a seguir, o recorte feito de uma propaganda de comercial de tv da Seara, disponibilizada no youtube e publicada em 2021:

    https://www.youtube.com/watch?v=bglh0kkVfFQ

Exemplo de ethos na propaganda: com a participação de Fátima Bernardes, a marca cria uma identificação com o público para atraí-lo.

     Pathos (emoção) envolve o uso de recursos visuais e linguagem que de algum modo se conectará com os sentimentos do público. Trata-se do ato de recorrer as emoções do público, com o intento de persuadir, levando as pessoas a sentirem emoção (alegria, empatia, desejo). Observemos os recortes a seguir, trata-se de duas imagens que compõem uma campanha do governo de conscientização no trânsito que foi produzida em 2022.


Exemplo de pathos na campanha: os recursos visuais na linguagem corporal, presente nas expressões dos participantes, gera sentidos e efeitos no leitor, causando tristeza.

Uma outra forma de comunicação é o Kairós, que diz respeito a determinado contexto em que os elementos de um discurso se constituem (o ambiente, tempo e local específico). Envolve o ato de analisar o contexto suficiente para fundamentar o discurso.

A forma de comunicação topos ou telos refere-se a um apelo em atender ao propósito, isto é, recorre-se às convenções para que a comunicação seja bem formulada e seja claramente compreendida.

Por meio das formas de comunicação explanadas acima, e que fazem parte do funcionamento de situações retóricas, os significados são construídos e atendem a propósitos específicos, logo, são técnicas que envolvem contextos retóricos que se destinam a persuadir, conhecê-las permite perceber os sentidos se constituindo e seu funcionamento em discursos, como os comerciais, políticos, de vendas.


Referências

NEWBOLD, Curtis. 5 Concepts You Need to Understand to Communicate Persuasively: Ethos, Pathos, Logos, Kairos, Topos. The Visual Communication Guy, 2013. Disponível em: < https://thevisualcommunicationguy.com/2013/08/07/5-concepts-you-need-to-understand-to-communicate-persuasively/









Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS EM UMA PUBLICIDADE, AS METAFUNÇÕES NA PERSPECTIVA DE LIM-FEI E TAN (2017).

A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO MULTIMODAL EM UM COMERCIAL DE TV- PERSPECTIVA DE BAZERMAN (2004)