ANÁLISE DE PROPAGANDA DO PONTO DE VISTA DA CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM

 Discentes: Cinthia Guimarães da Silva e Suelen Lima

    

    A análise está embasada dentro da perspectiva que realiza a expansão de ferramentas analíticas de composição imagética, para perceber a imagem não enquanto produto alheio ao contexto social e das relações, antes, a imagem com uma sintaxe e estruturação própria, carregada de significados e de propósitos comunicativos ao representar participantes em uma composição que se organiza em níveis de análise, logo, em níveis de complexidade, cabendo, assim, dissecá-los buscando os componentes que fundamentam a interpretação.

As ferramentas acionadas nesta análise são decorrentes, inicialmente, de categorias aplicáveis à linguagem verbal, proposta pela perspectiva sistêmico-funcional de Halliday e expandidas para a análise de outros modos semióticos com a Gramática do Design Visual, segundo Kress e Van Leeuwen em 1996. Os autores descrevem três estruturas de representações básicas, denominadas de metafunções, categorias que definem o código semiótico da imagem. São elas: a metafunção ideacional ou representacional; a interpessoal/interativa e a representação textual ou composicional. A partir dessa perspectiva, Lim-Fei; Tan (2017) expandem as categorias para modalidades, respectivamente, a de envolvimento, de mensagem e de forma.

Ao postular tais modos de funcionamento das estratégias de construção, Lim-Fei; Tan (2017) reforçam que, dentro da perspectiva da semiótica social e da multimodalidade, os textos não são o resultado da utilização de um único recurso semiótico. O que resulta na construção do texto são os recursos semióticos agindo coletivamente e cooperativamente no texto (linguagem visual, verbal, gestual, corporal). São estratégias que, segundo Lim-Fei; Tan (2017), funcionam atendendo determinados propósitos, tendo em vista um público, envolvendo sujeito e um contexto. 

A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM EM LIM-FEI; TAN (2017)

A presente análise parte da perspectiva da construção da mensagem, sendo analisada tendo em vista o propósito comunicativo na criação de um texto multimodal em questão: a propaganda de um comercial de cerveja. Do ponto de vista da criação de significados para a mensagem, Lim-Fei; Tan (2017) estabelecem que seu propósito pode ser: educacional, de entretenimento ou econômico, e para alcançar seu propósito, a mensagem pode ainda ser apelativa, ao recorrer, para a estruturação do texto, aos tipos aristotélicos de persuasão, Ethos, Logos ou Pathos. A construção da imagem pode partir de meios de representação literal, bem como inferencial. Ainda, há a função exercida pelo contexto, que envolve produção e circulação.

Os propósitos, a que a propaganda pretende atender, decorrem da organização do texto, podendo ser educacional, isto é, quando busca induzir ou educar um público à conscientização e à comprar uma ideia; econômico, quando se busca vender um serviço ou produto; e de entretenimento, quando se recorre à articulações que geram o humor, a fim de tornarem os anúncios criativos e memoráveis.

Com relação à mensagem, esta pode conter um teor apelativo construído por meios dos tipos aristotélicos de persuasão, Logos, Ethos e Pathos, que podem compor a construção de uma imagem, logo, introduzidos para atingir determinados propósitos comunicativos, como a venda de um produto, de uma ideia, e para isso, o produtor recorre à estratégias para a construção da mensagem. Logos, que diz respeito à razão, pode estar presente em forma de comunicação através da introdução de critérios que revelam evidências, fatos, estatísticas, comparações, ou opiniões profissionais. logos se apresenta em forma de argumentos que estejam fundamentados na razão, na lógica. O funcionamento de tal forma de comunicação revela que um argumento é validado por meio de fatos, dados, embasamento lógico para compor a construção de uma produção, e não de uma opinião pessoal, pois tende-se a recorrer a uma voz de autoridade que está no cerne da construção de uma mensagem persuasiva.

Ethos, a presença do poder/autoridade, é um apelo à credibilidade de profissionais que têm conhecimento do assunto e que são selecionados para respaldar a aclamação ao produto. Tal estratégia pode fazer parte da escrita, de palestras, de discursos em que um orador ou escritor busca estabelecer sua credibilidade, logo, busca-se atrair o ouvinte/leitor por meio da introdução de figuras que representam autoridade, podendo ser uma marca, uma figura pública; O ethos é um apelo à credibilidade de profissionais que têm conhecimento do assunto e que são selecionados para respaldar a aclamação à um produto.

Pathos (emoção) envolve o uso de recursos visuais e linguagem que de algum modo se conectará com os sentimentos do público. É o ato em que se busca gerar (emoção) , para isso, há a presença do uso de recursos visuais que de algum modo se conectará com o subjetivo do público, o que significa que é uma estratégia que revela e atua sob a subjetividade. Trata-se do ato de buscar suscitar emoções no público, com o intento de persuadir, levando as pessoas a sentirem emoção (alegria, empatia), e até mesmo de gerar o efeito de desejar adquirir determinado produto. 

A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM E SEU FUNCIONAMENTO EM UMA PROPAGANDA

A propaganda, objeto da análise, provem de um comercial de cerveja Schin, que foi produzida e circulou na virada do ano de 2013 para 2014 na plataforma youtube e em comerciais de Tv, e tem como garoto propaganda inicial Selton Mellho. O recorte em imagem abaixo mostra a abertura da propaganda, que apresenta como contexto de ambientação festividades de fim de ano. 

https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88

Do ponto de vista da construção da mensagem e do propósito comunicativo, podemos inferir que o propósito é econômico, ou seja, busca-se estimular e promover a venda de um produto (cerveja Schin). E para atingir esse propósito, a propaganda é construída a partir de uma ambientação envolvendo, inicialmente, Selton Mello, e na sequência uma multidão de pessoas reunidas, felizes, e com vestimentas brancas, ao fundo fogos de artifícios, é uma cena que se trata de uma simulação de uma virada de ano. Ao se deparar com a imagem inicial, uma questão pode ser suscitada: o que está acontecendo no vídeo?; qual o propósito do vídeo? e o que a linguagem visual e verbal representam na propaganda? como elas se complementam?. O papel do questionamento dentro da perspectiva de construção da mensagem é relevante, como constata Lim-Fei; Tan (2017), tendo em vista que, através de questionamentos em frente ao que se ver, se estimula a atribuição de sentidos ao texto, que estão baseados não na intuição de quem interage com a propaganda, mas baseadas em evidências e pistas que fundamentam a interpretação da mensagem que se pretende veicular.

Além disso, para a construção da propaganda, o produtor recorre aos modos de persuasão, como o Ethos, com a presença de uma personalidade (Selton Mello) que pode passar credibilidade no que afirma, e confiança ao público. Observemos o recorte abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88

A personalidade pública em questão é colocada em primeiro plano e foco e sendo o portador do produto que se pretende incitar a venda. O que é posto em foco são apenas alguns elementos (a personalidade pública e o produto), contudo, outros elementos ficam em desfoque compondo um pano de fundo da propaganda, inicialmente. Essas considerações nos direcionam ao plano da representação, para compreender o funcionamento das estratégias em vista da construção da mensagem.

No plano da representação, percebemos que se recorre ao literal, isto é, ao significado exato que expressa em si o produto e sendo mostrado em sua literalidade, explorando o imagético e o que isso pode suscitar no público a partir da imagem do produto representado como algo delicioso e visualmente agradável. Vejamos o recorte abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88

No recorte acima, por meio da representação literal do produto, são mostradas algumas características sensoriais do produto e seus aspectos físicos em valoração são explorados, quando são colocados em foco, suscitando sensações no processo de interação com o vídeo. Contudo, logo na sequência, em que a imagem da cerveja é foco, é mostrado também um momento de alegria entre amigos e familiares envolta de uma mesa, conforme o recorte abaixo. 

https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88

Constatamos que há a presença da representação inferencial em conjunto com a literal, percebemos que no processo de interação, a atribuição de sentidos e a compreensão da mensagem podem ocorrer por meio de dedução, quando há a presença na propaganda da representação de um espaço de interação entre familiares e amigos, e o produto é valorado e enfatizado como sendo parte integrante e realçante da alegria que integra o ambiente, e portanto, elemento substancial e representativo do contexto que envolve os personagens.

Ainda, do ponto de vista da construção da mensagem, há a função exercida pelo contexto, que envolve produção e circulação. Conforme dito inicialmente, a propaganda foi produzida e circulou  na virada do ano de 2013 para 2014 na plataforma youtube e em comerciais de Tv, plataforma e mídia cujo o alcance é amplo, tendo em vista que o propósito de comerciais é atingir um público específico. O vídeo possui trinta segundos de duração, e com relação a recepção, foram 6.995 mil visualizações, com poucos comentários, um deles favorável ao teor da mensagem, confirmando o “por que sim!”, e outros dois comentários: um deles infere que a propaganda incita ao alcoolismo, o outro nega a afirmativa do “por que sim!”, dizendo que isso não é resposta. Intencionalmente a presença do “por que sim!” é para que a pessoa que interage com o vídeo deduza que o “sim!” ao ser entoado significa que há uma assimilação de que algo seja agradável, de assertividade, esse efeito busca-se gerar sobre o interlocutor.

Diante disso, é possível perceber que ao analisar a imagem não enquanto produto alheio ao contexto social e das relações, e com uma sintaxe e estruturação própria, obtém-se um produto carregado de significados quando representam participantes dentro de uma composição que estão organizados em níveis de análise, isto é, as pistas visuais e verbais atuam na construção da mensagem suscitando efeitos sobre aquele que interage com a produção. Além disso, partir da análise da perspectiva de perceber o modo de construção da mensagem, orientando-se por ferramentas analíticas , mostra-se ser um subsídio importante para se explorar as potencialidades de determinado gênero, possibilitando visualizar como os modos de representação se ampliam, expandindo-se, assim, os usos sociais da linguagem.


Referências

 

BLOG DA PROPAGANDA. Comercial Cerveja Schin - Porque Sim!. Youtube, 14 de Janeiro de 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88 >. Acesso em: 01 jun. 2023.


Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S.. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury, 2017.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS EM UMA PUBLICIDADE, AS METAFUNÇÕES NA PERSPECTIVA DE LIM-FEI E TAN (2017).

A RETÓRICA DE ARISTÓTELES- AS 5 FORMAS DE COMUNICAÇÃO

A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO MULTIMODAL EM UM COMERCIAL DE TV- PERSPECTIVA DE BAZERMAN (2004)