ANÁLISE DE PROPAGANDA DO PONTO DE VISTA DA CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM
Discentes: Cinthia Guimarães da Silva e Suelen Lima
A análise está embasada dentro da perspectiva que realiza a expansão de ferramentas analíticas de composição imagética, para perceber a imagem não enquanto produto alheio ao contexto social e das relações, antes, a imagem com uma sintaxe e estruturação própria, carregada de significados e de propósitos comunicativos ao representar participantes em uma composição que se organiza em níveis de análise, logo, em níveis de complexidade, cabendo, assim, dissecá-los buscando os componentes que fundamentam a interpretação.
As ferramentas acionadas nesta análise são decorrentes, inicialmente, de categorias aplicáveis à linguagem verbal, proposta pela perspectiva sistêmico-funcional de Halliday e expandidas para a análise de outros modos semióticos com a Gramática do Design Visual, segundo Kress e Van Leeuwen em 1996. Os autores descrevem três estruturas de representações básicas, denominadas de metafunções, categorias que definem o código semiótico da imagem. São elas: a metafunção ideacional ou representacional; a interpessoal/interativa e a representação textual ou composicional. A partir dessa perspectiva, Lim-Fei; Tan (2017) expandem as categorias para modalidades, respectivamente, a de envolvimento, de mensagem e de forma.
Ao postular tais modos de funcionamento das estratégias de construção, Lim-Fei; Tan (2017) reforçam que, dentro da perspectiva da semiótica social e da multimodalidade, os textos não são o resultado da utilização de um único recurso semiótico. O que resulta na construção do texto são os recursos semióticos agindo coletivamente e cooperativamente no texto (linguagem visual, verbal, gestual, corporal). São estratégias que, segundo Lim-Fei; Tan (2017), funcionam atendendo determinados propósitos, tendo em vista um público, envolvendo sujeito e um contexto.
A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM EM LIM-FEI; TAN (2017)
A presente análise parte da perspectiva da construção da mensagem, sendo analisada tendo em vista o propósito comunicativo na criação de um texto multimodal em questão: a propaganda de um comercial de cerveja. Do ponto de vista da criação de significados para a mensagem, Lim-Fei; Tan (2017) estabelecem que seu propósito pode ser: educacional, de entretenimento ou econômico, e para alcançar seu propósito, a mensagem pode ainda ser apelativa, ao recorrer, para a estruturação do texto, aos tipos aristotélicos de persuasão, Ethos, Logos ou Pathos. A construção da imagem pode partir de meios de representação literal, bem como inferencial. Ainda, há a função exercida pelo contexto, que envolve produção e circulação.
Os propósitos, a que a propaganda pretende atender, decorrem da organização do texto, podendo ser educacional, isto é, quando busca induzir ou educar um público à conscientização e à comprar uma ideia; econômico, quando se busca vender um serviço ou produto; e de entretenimento, quando se recorre à articulações que geram o humor, a fim de tornarem os anúncios criativos e memoráveis.
Com relação à mensagem, esta pode conter um teor apelativo construído por meios dos tipos aristotélicos de persuasão, Logos, Ethos e Pathos, que podem compor a construção de uma imagem, logo, introduzidos para atingir determinados propósitos comunicativos, como a venda de um produto, de uma ideia, e para isso, o produtor recorre à estratégias para a construção da mensagem. Logos, que diz respeito à razão, pode estar presente em forma de comunicação através da introdução de critérios que revelam evidências, fatos, estatísticas, comparações, ou opiniões profissionais. O logos se apresenta em forma de argumentos que estejam fundamentados na razão, na lógica. O funcionamento de tal forma de comunicação revela que um argumento é validado por meio de fatos, dados, embasamento lógico para compor a construção de uma produção, e não de uma opinião pessoal, pois tende-se a recorrer a uma voz de autoridade que está no cerne da construção de uma mensagem persuasiva.
Ethos, a presença do poder/autoridade, é um apelo à credibilidade de profissionais que têm conhecimento do assunto e que são selecionados para respaldar a aclamação ao produto. Tal estratégia pode fazer parte da escrita, de palestras, de discursos em que um orador ou escritor busca estabelecer sua credibilidade, logo, busca-se atrair o ouvinte/leitor por meio da introdução de figuras que representam autoridade, podendo ser uma marca, uma figura pública; O ethos é um apelo à credibilidade de profissionais que têm conhecimento do assunto e que são selecionados para respaldar a aclamação à um produto.
Pathos (emoção) envolve o uso de recursos visuais e linguagem que de algum modo se conectará com os sentimentos do público. É o ato em que se busca gerar (emoção) , para isso, há a presença do uso de recursos visuais que de algum modo se conectará com o subjetivo do público, o que significa que é uma estratégia que revela e atua sob a subjetividade. Trata-se do ato de buscar suscitar emoções no público, com o intento de persuadir, levando as pessoas a sentirem emoção (alegria, empatia), e até mesmo de gerar o efeito de desejar adquirir determinado produto.
A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DA MENSAGEM E SEU FUNCIONAMENTO EM UMA PROPAGANDA
A propaganda, objeto da análise, provem de
um comercial de cerveja Schin, que foi produzida e circulou na virada do ano de
2013 para 2014 na plataforma youtube e em comerciais de Tv, e tem como garoto
propaganda inicial Selton Mellho. O recorte em imagem abaixo mostra a abertura
da propaganda, que apresenta como contexto de ambientação festividades de fim de
ano.
https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88
Do ponto de vista da construção da
mensagem e do propósito comunicativo, podemos inferir que o propósito é
econômico, ou seja, busca-se estimular e promover a venda de um produto
(cerveja Schin). E para atingir esse propósito, a propaganda é construída a
partir de uma ambientação envolvendo, inicialmente, Selton Mello, e na
sequência uma multidão de pessoas reunidas, felizes, e com vestimentas brancas,
ao fundo fogos de artifícios, é uma cena que se trata de uma simulação de uma
virada de ano. Ao se deparar com a imagem inicial, uma questão pode ser
suscitada: o que está acontecendo no vídeo?; qual o propósito do vídeo? e o que
a linguagem visual e verbal representam na propaganda? como elas se
complementam?. O papel do questionamento dentro da perspectiva de construção da
mensagem é relevante, como constata Lim-Fei; Tan (2017), tendo em vista que,
através de questionamentos em frente ao que se ver, se estimula a atribuição de
sentidos ao texto, que estão baseados não na intuição de quem interage com a
propaganda, mas baseadas em evidências e pistas que fundamentam a interpretação
da mensagem que se pretende veicular.
Além disso, para a construção da
propaganda, o produtor recorre aos modos de persuasão, como o Ethos, com
a presença de uma personalidade (Selton Mello) que pode passar credibilidade no
que afirma, e confiança ao público. Observemos o recorte abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88
A personalidade pública em questão é colocada em primeiro plano e foco e sendo o portador do produto que se pretende incitar a venda. O que é posto em foco são apenas alguns elementos (a personalidade pública e o produto), contudo, outros elementos ficam em desfoque compondo um pano de fundo da propaganda, inicialmente. Essas considerações nos direcionam ao plano da representação, para compreender o funcionamento das estratégias em vista da construção da mensagem.
No plano da representação, percebemos que se recorre ao literal, isto é, ao significado exato que expressa em si o produto e sendo mostrado em sua literalidade, explorando o imagético e o que isso pode suscitar no público a partir da imagem do produto representado como algo delicioso e visualmente agradável. Vejamos o recorte abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88
No recorte acima, por meio da representação literal do produto, são mostradas algumas características sensoriais do produto e seus aspectos físicos em valoração são explorados, quando são colocados em foco, suscitando sensações no processo de interação com o vídeo. Contudo, logo na sequência, em que a imagem da cerveja é foco, é mostrado também um momento de alegria entre amigos e familiares envolta de uma mesa, conforme o recorte abaixo.
https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88
Constatamos que há a presença da
representação inferencial em conjunto com a literal, percebemos que no processo
de interação, a atribuição de sentidos e a compreensão da mensagem podem ocorrer por
meio de dedução, quando há a presença na propaganda da representação de um
espaço de interação entre familiares e amigos, e o produto é valorado e
enfatizado como sendo parte integrante e realçante da alegria que integra o ambiente,
e portanto, elemento substancial e representativo do contexto que envolve os personagens.
Ainda, do ponto de vista da construção da
mensagem, há a função exercida pelo contexto, que envolve produção e
circulação. Conforme dito inicialmente, a propaganda foi produzida e
circulou na virada do ano de 2013 para
2014 na plataforma youtube e em comerciais de Tv, plataforma e mídia cujo o
alcance é amplo, tendo em vista que o propósito de comerciais é atingir um
público específico. O vídeo possui trinta segundos de duração, e com relação a
recepção, foram 6.995 mil visualizações, com poucos
comentários, um deles favorável ao teor da mensagem, confirmando o “por que
sim!”, e outros dois comentários: um deles infere que a propaganda incita ao
alcoolismo, o outro nega a afirmativa do “por que sim!”, dizendo que isso não é
resposta. Intencionalmente a presença do “por que sim!” é para que a pessoa que
interage com o vídeo deduza que o “sim!” ao ser entoado significa que há uma
assimilação de que algo seja agradável, de assertividade, esse efeito busca-se
gerar sobre o interlocutor.
Diante disso, é possível perceber que ao analisar a imagem não enquanto produto alheio ao contexto social e das relações, e com uma sintaxe e estruturação própria, obtém-se um produto carregado de significados quando representam participantes dentro de uma composição que estão organizados em níveis de análise, isto é, as pistas visuais e verbais atuam na construção da mensagem suscitando efeitos sobre aquele que interage com a produção. Além disso, partir da análise da perspectiva de perceber o modo de construção da mensagem, orientando-se por ferramentas analíticas , mostra-se ser um subsídio importante para se explorar as potencialidades de determinado gênero, possibilitando visualizar como os modos de representação se ampliam, expandindo-se, assim, os usos sociais da linguagem.
Referências
BLOG DA PROPAGANDA. Comercial Cerveja Schin - Porque Sim!. Youtube, 14 de Janeiro de 2014. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=SbDDrQqom88 >. Acesso em: 01 jun. 2023.
Lim-Fei,
V. & Tan, K.Y.S.. Multimodal Translational Research:
Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in
multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York:
Bloomsbury, 2017.
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