A INTERTEXTUALIDADE COMO RECURSO MULTIMODAL EM UM COMERCIAL DE TV- PERSPECTIVA DE BAZERMAN (2004)
I. “Citação direta- é geralmente
identificada por marcas,
recuo de bloco, itálico etc.
II. Citação
indireta- reproduzir o significado
do original, mas
em palavras que
reflitam o entendimento,
a interpretação ou
a interpretação do autor sobre
o original.
III. Menção
de uma pessoa,
documento ou declarações- a menção é uma pista de que oportunidade ainda
maior de insinuar
o que ele
ou ela quer
sobre o original
IV. Comentário
ou avaliação sobre
uma declaração, texto ou voz invocada de outra forma.
V. Usar
frases reconhecíveis, terminologia
associada com grupos
de pessoas específicos ou documentos
particulares.
VI. Usar linguagem
e formas que
parecem ecoar certas
formas de comunicação,
discussões entre outras pessoas,
tipos de documentos. Ex. tipo. Os
repórteres de artigo- formas
de comunicação do jornalismo”.
(BAZERMAN,2004,p.88-89, tradução nossa).
O reconhecimento do recurso de intertextualidade
perpassa o conhecimento prévio do leitor de outros textos que são anteriores e
que contribuem para a construção de sentidos. Isso porque, há um contexto que é
aludido por meio desse recurso que é a intertextualidade, e que é por meio do
seu funcionamento e de outros mecanismos, que o leitor constrói um sentido
ao texto, ou na análise em questão, um
texto multimodal específico, um comercial da operadora de TV por assinatura
Sky, intitulado Mansão Sky, veiculado em (2013).
O comercial se trata de uma paródia, tendo em
vista que faz uma releitura cômica, de natureza humorística alterando o “sentido
original”, mas mantendo a relação intertextual com o videoclipe de
“Thriller”, faixa-título do álbum lançado por Michael Jackson em clipe de 1982.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=sOnqjkJTMaA&ab_channel=michaeljacksonVEVO
O videoclipe “Thriller” faz parte do sexto álbum
de estúdio de Michael Jackson, lançado em 30 de Novembro de 1982, traduzido “Terror”,
nesse clipe icônico o personagem principal Michael Jackson aparece com sua
namorada, ambos fugindo de vários zumbis, até que Michael Jackson se transforma
em um e entra na dança. O que é possível perceber sobre a produção é que no
decorrer do clipe a música e a letra evocam constantemente filmes de terror
pela presença de efeitos sonoros, como uivos de lobos, trovão etc.
Esse grande hit foi escolhido para construir uma
campanha publicitária, que evoca o clipe com o slogan “Terror é não ter Sky”, e
todo um contexto que faz referências ao clipe de Michael Jackson.
Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=oofwJqRVovg&ab_channel=MRLovaticVEVO
O comercial Mansão mal-assombrada (2013), da operadora de TV por assinatura Sky realiza de modo criativo uma paródia do videoclipe Thriller do cantor pop norte-americano Michael Jackson, que é endossada pela presença do slogan “Terror é não ter Sky”. Como protagonista no pequeno curta, a peça conta com a garota propaganda da marca, a modelo Gisele Bündchen, que interpreta uma vampira moradora de uma mansão mal-assombrada com seus amigos que são aterrorizantes (zumbis, fantasmas, lobos).
No comercial analisado, com 60 segundos de duração, a trilha sonora presente é Thriller, de autoria de Michael Jackson e grande sucesso no ano de 1982. A trilha sonora, Thriller, acompanha as cenas, e dentro da perspectiva de análise percebe-se que há uma marca, uma menção direta ao videoclipe Thriller, pois a trilha surge aparentemente para reproduzir os clichês do que seria um filme de terror, contudo, a trilha, como menção direta ao videoclipe Thriller é adaptada para que a propaganda seja interessante e instigante o suficiente para seduzir seus públicos possíveis.
Além da trilha sonora, a relação intertextual com o videoclipe Thriller é mostrada também logo no início do anúncio, com o próprio contexto de ambientação representado, fazendo referência há um espaço aterrorizante, macabro.
Trata-se de uma menção indireta ao videoclipe Thriller, pois busca-se reproduzir o contexto original, com os efeitos, a pouca iluminação, mas a referência é traduzida no entendimento que o espectador faz e que é feita pelo produtor da propaganda, isto é, a referência é feita implicitamente com o espaço para ser entendido como uma peça que traz o tema terror, fazendo ou não referência a Thriller. O reforço dado diretamente à relação intertextual que é estabelecida é decorrente da presença logo de início da trilha sonora do videoclipe Thriller.
Uma marca de referência ao videoclipe Thriller são os elementos que já simbolizam a presença de um protagonista, como no videoclipe, fazendo referência a jaqueta vermelha de Michael. Após essas cenas acima, a personagem principal, representada pela garota propaganda da marca, a modelo Gisele Bündchen, aparece. Uma menção direta ao videoclipe Thriller, tendo em vista que tudo que é aterrorizante no videoclipe Thriller encontra alguém, Michael, que entra na dança. No comercial, Gisele Bündchen aguarda o funcionário da empresa para entregar um produto que possibilite a ela sintonizar a Sky em sua televisão.
Por
meio do diálogo com o videoclipe, o comercial aciona os conhecimentos do
público com relação às icônicas cenas do vídeo clipe Thriller.
Além disso, retomar a figura de Michael Jackson é uma busca para que o público
possa se identificar com a canção, despertando o interesse do público. Na
figura de Gisele, busca-se também que o público se identifique e imite o
comportamento. O comercial faz com que o consumidor se identifique por meio da canção
de Michael e por mostrar Gisele como uma consumidora satisfeita, sugerindo que
terror, é não ter o serviço da Sky.
Referências
Bazerman, C. Intertextuality: How texts rely on other texts. In C. Bazerman, and P. Prior (eds.), What writing does and how it does It: An introduction to analyzing texts and textual practices. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum, 83–96.2004.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. Introdução à Linguística Textual : trajetória e grandes temas . 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes ,2009.
KOCH, Ingedore, BENTES;
Anna Christina; CAVALCANTE, Mônica Magalhães.
Intertextualidade: diálogos possíveis. 3-ed- São Paulo: Cortez,
2012.
MICHAEL JACKSON. Michael Jackson - Thriller (Official 4K Video). Youtube, 10 de Outubro de 2009. Disponível em:
Que bacana sua perspectiva!
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